Com barba ou sem barba? Não importa.

Quando eu era criança, sonhava em ser velho, um pouco mais velho, sabe? Talvez, alcançar logo os meus 18 anos. Eu ficava ansioso por esse dia até que o dia chegou e não mudou muita coisa — ou simplesmente nada mudou —, só sentei e esperei o dia terminar. Quando era criança, sonhava em ter barba, tipo aquelas bem cheias mesmo, sabe? Eu odiava ver meu rosto pelado. Cultivei isso durante a minha adolescência até que consegui ter barba cedo; com os meus 15 anos eu já tinha barba e isso era sensacional para mim, pois a minha turma da escola não tinha, e eram todos menores do que eu. Naquela época, era sensacional isso.

As vezes, esquecemos o quão bom é ser criança, assim como esquecemos um monte de coisa. Parece que a minha geração, foi a geração que mais quiseram crescer, pois hoje vemos os adultos jogando vídeo game e as crianças nos computadores. Talvez me tornei tão saudosista por conta disso, porque quis pular uma fase da minha vida, que hoje não volta mais e acabo tentando reviver o passado hoje, passando a gilete no rosto. — Estranho ouvir isso de uma pessoa que odiava ver seu rosto pelado. Quem mudou, eu, ou o espelho? — Estou começando a crer que nossos sonhos não são para sempre.

Meu sonho subiu até o nono andar; enquanto eu subia o elevador eu me encontrei satisfeito em olhar minha imagem sem barba no espelho, daí percebi que a gente nunca sabe de nada. Alguns anos atrás eu odiava meu rosto sem barba, e hoje tanto faz. Enquanto pensarmos que sabemos de tudo, nossos sonhos sempre mudarão. Eu pensava que “desse jeito” era melhor, até ver que o jeito não importava mais, desde que me traga a paz.

Já que o ser humano não sabe de tudo mesmo, os nossos sonhos sempre mudarão, ou amadurecerão — se preferir esse termo.
Talvez, o que significava pra mim ser maduro, era a barba, hoje, ser maduro é saber que não sei de nada. Um dia você vai acordar e vai perceber que a maneira não importa, desde que a sensação seja a mesma.

Tags: , ,

Deixe um comentário

